top of page

Avaliação Neuropsicológica:

Alguns dos transtornos mais avaliados:  

images (7).jpg

TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

images.jpeg

TEA

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

images (4).jpg

Transtornos de Aprendizagem

É caracterizado por “dificuldades na aprendizagem e no uso de habilidades acadêmicas, que tenha persistido por pelo menos 6 meses, apesar da provisão de intervenções dirigidas a essas dificuldades”. Pode afetar a leitura, a ortografia, a motricidade, a expressão, o raciocínio e o senso numérico do aluno, levando a dificuldades dentro e fora do ambiente acadêmico.

IMG-20220918-WA0017.jpg
images (10).jpg

Transtorno Bipolar

Transtorno Borderline

O transtorno de personalidade borderline, ou síndrome de borderline, caracteriza-se por uma instabilidade nos relacionamentos interpessoais e por sentimentos constantes de vazio, alterações repentinas de humor e acentuada impulsividade.

O transtorno afetivo bipolar atinge atualmente cerca de 140 milhões de pessoas no mundo. Estudos indicam  que o problema pode estar associado a alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores, como noradrenalina e serotonina. Esse desequilíbrio reflete uma base genética ou hereditária para o transtorno, que tem como principais características episódios depressivos alternados com episódios de euforia (também chamada de mania ou hipomania, dependendo da intensidade e da duração) e casos em que há uma mescla dos episódios depressivos com os de euforia.

IMG-20220918-WA0014.jpg

Personalidade Dependente

O transtorno de personalidade dependente caracteriza-se por uma falta de autoconfiança, visão limitada de si e dos outros e pela necessidade excessiva de ser cuidado, levando a um comportamento submisso e ao medo da separação e do abandono.

Geralmente, a pessoa com esse transtorno tem uma maior dificuldade em tomar decisões sem a ajuda de outras pessoas, necessidade de que os outros assumam responsabilidade pelas principais áreas da sua vida e dificuldade para discordar dos outros, com medo de perder apoio ou aprovação, o que a torna mais vulnerável a abusos e exploração.

IMG-20220918-WA0010.jpg

Depressão

 É uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

IMG-20220918-WA0013.jpg

Ansiedade Generalizada

É um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.

ce9bc7d18f4d03930a5c7181326b0705_16535749508385_870195681.jpg

Dificuldade de Memória

Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer e mais recentemente quem teve COVID.

IMG-20220918-WA0012.jpg

Transtorno Pânico 

São crises de ansiedade que geralmente aparecem de forma repentina e são bastante intensas, deixando a pessoa com uma sensação de medo e mal-estar. Elas não têm um gatilho e podem aparecer a qualquer momento, independente do lugar ou o que estiver acontecendo naquele momento, mesmo que não tenha nenhum perigo real. As crises de ataques de pânico duram em média de 15 a 30 minutos, porém elas acabam influenciando no comportamento da pessoa, que fica receosas por novos ataques. 

IMG-20220918-WA0016.jpg

Fobia Social 

A fobia social é caracterizada pela ocorrência de medo ou ansiedade acentuados desencadeados por uma ou mais situações com exposição a potencial avaliação por outras pessoas. Situações comuns incluem manter uma conversa, encontrar pessoas fora do seu círculo familiar ou de amigos, ser observado ou falar em público.  Diante dessas situações, o indivíduo teme demonstrar sua ansiedade e ser avaliados negativamente, provocar rejeição ou ofender alguém. Em razão deste temor, é comum que as interações sociais sejam evitadas – ou vivenciadas com muito medo ou ansiedade, causando sofrimento ou até mesmo prejuízo no seu funcionamento social ou profissional.

IMG-20220918-WA0008.jpg

TOC

O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado pela presença de pensamentos obsessivos e atos compulsivos, que podem comprometer a qualidade de vida e até incapacitar uma pessoa de desempenhar as atividades corriqueiras do dia a dia. Na obsessão, a pessoa tem pensamentos intrusivos, persistentes e indesejáveis que são incontroláveis. Nas compulsões, elas fazem ações repetitivas para tentar diminuir a ansiedade e o sofrimento causado por essas obsessões.

LIFE-alzheimer-780-x-400.png

Alzheimer

Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. O objetivo do tratamento é retardar a evolução e preservar por mais tempo possível as funções intelectuais. Os melhores resultados são obtidos quando o tratamento é iniciado nas fases mais precoces. Os estágios iniciais se caracterizam:  alterações na memória,  na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais.

neuropsicologia.jpg

Demência vascular AVC

A demência vascular é a perda da função mental devido à destruição do tecido cerebral, pois seu suprimento de sangue está reduzido ou bloqueado. Geralmente a causa são acidentes vasculares cerebrais, sejam poucos derrames grandes ou muitos pequenos.

TOD.jpg

TOD

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é um transtorno que tem como caraterística um comportamento desobediente, que desafia as regras, as figuras e os símbolos de autoridade, como pai, mãe e professores. Na fase adulta, esse comportamento, se não tratado, pode se agravar.

bottom of page